vantagens-folgadas-tem-resultado-em-subida

Desporto

Vantagens folgadas têm resultado em subida

2 min. 17.01.2019

A vitória frente ao Estoril Praia, consumada na passada segunda-feira, foi muito festejada pela massa associativa do Futebol Clube de Famalicão. Os dois golos de Fabinho resolveram a partida frente a um concorrente direto pela subida de divisão e permitiram terminar a primeira volta da II Liga com mais sete pontos que os canarinhos. Uma diferença que poderá ser, de resto, um bom tónico para encarar a segunda volta.

Numa análise às edições mais recentes do segundo escalão é possível perceber que um avanço tão alargado no virar do campeonato tem sido, nas últimas épocas, quase sempre sinónimo de bons desfechos de temporada. Quer isto dizer que os clubes que têm disposto de vantagens tão amplas no final da primeira volta têm conseguido o passaporte para o escalão máximo do futebol português.

A única exceção ocorreu na temporada 2013/2014 e teve o Portimonense como protagonista. A turma algarvia terminou a primeira volta na liderança com 42 pontos, mais quatro que o Moreirense (2º) e mais nove que o Sporting da Covilhã (6º), sendo que os serranos eram a equipa imediatamente abaixo da linha de água, visto que os terceiro, quarto e quinto lugares eram ocupados por equipas B.

No entanto, o Portimonense realizou uma desastrosa segunda fase de campeonato e hipotecou as hipóteses de subida. Os algarvios terminaram no 7º lugar e viram Moreirense e Penafiel festejarem a subida, com o Desportivo das Aves a garantir ainda acesso ao play-off de promoção/despromoção, que viria a perder com o Paços de Ferreira.

Instalada no 2º lugar e com uma boa almofada de conforto, a equipa famalicense deverá estar, todavia, alerta para os perigos de uma II Liga tão competitiva. De resto, o discurso de jogadores e treinador têm sido no sentido de refrear a natural euforia dos adeptos, ávidos de ver o FC Famalicão regressar ao topo do futebol português.  

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.