familias-famalicenses-nao-pagam-manuais-escolares-ate-ao-7-ano

Notícias

Famílias famalicenses não pagam manuais escolares até ao 7º ano

1 min. 25.06.2018

A Câmara Municipal de vai alargar a gratuitidade dos manuais escolares ao  7º ano de escolaridade, cedendo a todas as famílias os livros das disciplinas nucleares de Português, Matemática, Língua Estrangeira I e II, História, Geografia, Ciências da Natureza e Física e Química. A medida que entra em vigor já a partir do próximo ano letivo 2018/2019 abrange um universo de cerca de 1500 alunos, implicando um valor municipal estimado de 176 euros por cada aluno.

Para além dos livros do 7º ano, a autarquia mantém a oferta das fichas de trabalho a todas as crianças do 1º ciclo do ensino básico, beneficiando perto de cinco mil crianças.  No total, o município investe, aproximadamente, 400 mil euros em manuais escolares.

O apoio municipal surge depois de o Governo ter assegurado o empréstimo dos manuais  ao 1º e 2º ciclo, abrindo o caminho da autarquia famalicense para reinvestir a verba destinada à educação no 7º ano do 3º ciclo.

Tal significa que uma família com um filho no 1º ciclo do Ensino Básico e outro no 7º ano vai poupar cerca de 210 euros, em Famalicão, com a aquisição dos livros escolares.

Mas os apoios não se ficam por aqui, sendo que o município disponibiliza uma verba de 10 mil euros para aquisição de livros para o Banco de Livros Escolares, destinado ao empréstimo de manuais a famílias com filhos noutros ciclos de ensino (do 8º ao 12º), que não disponham de condições financeiras para os adquirir.

1 / 0
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.