be-de-famalicao-denuncia-descargas-nos-rios-pele-e-pelhe

Notícias

BE de Famalicão denuncia descargas nos rios Pele e Pelhe

1 min. 25.06.2018

Bloco de Esquerda denuncia descargas ilegais nos rios Pele e Pelhe. Segundo a coordenadora concelhia do BE as descargas, que foram realizadas a semana passada nos rios Pele e Pelhe, deram à água uma cor esbranquiçada.

Em comunicado enviado à imprensa, o partido fala em passividade dos órgãos concelhios responsáveis pela preservação dos cursos de água que atravessam o território. O BE fala especificamente da Câmara Municipal que, considera, continua a "fechar os olhos" a estes atentados ambientais, referindo, a propósito, o investimento anunciado pela autarquia em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente. Tal projeto, lembram, tem como principal objetivo a requalificação e reabilitação dos rios e das margens ribeirinhas.

Contactado pela Digital, o presidente da Câmara diz sentir indignação e repulsa pelas descargas em causa. Quanto às acusações do BE, Paulo Cunha diz estranhá-las, lembrando que a competência nesta matéria é do Governo.

Ora, precisamente a este propósito, e tal como já tem referido noutras ocasiões, Paulo Cunha reclama mais competências nesta matéria. O edil defende que a proximidade ajudaria a proteger o ambiente.

O BE, no mesmo comunicado, lembra o programa Laboratório dos Rios que, acusam, não tem sido colocado em causa e não se traduz na objetiva melhoria da qualidade ambiental. Paulo Cunha, na resposta, sublinhou que tem sido em Famalicão que mais passos têm sido dados neste sentido, defendendo, nomeadamente a figura do guarda-rios, estando, no entanto, refém das decisões do Governo.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.