exame-de-matematica-criticado-por-especialistas

Notícias

Exame de matemática criticado por especialistas

1 min. 26.06.2018

O exame nacional de matemática põe em causa a igualdade de acesso ao ensino superior. O alerta é da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

Os responsáveis da sociedade consideram que deveriam ter sido feitas duas provas diferentes, uma para os alunos do atual programa e outra para os alunos repetentes com base no programa anterior.

Em comunicado, a SPM sublinha que os alunos foram "confrontados com uma prova que não traduz fielmente o trabalho realizado durante os três anos do Ensino Secundário".

O documento diz ainda que a prova "se mostrou claramente inadequada", até em termos de correção, por "não se saber a que programa esteve sujeito o aluno para se poder aferir da correção de uma dada resposta", e lembra que tinha alertado anteriormente o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) para este problema.

"No geral, esta prova não se adequa a nenhum dos dois programas nem tão pouco coloca todos os alunos em pé de igualdade", prossegue esta entidade, lamentando que se tenha criado "uma situação de incerteza e potencial injustiça em relação ao acesso ao Ensino Superior".

O exame de Matemática é uma das provas mais decisivas no acesso ao ensino superior e foi realizada ontem por quase 45 mil alunos.

Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250
Porminho - 250

Diário

opiniao-publica
ASCouto - 250
Zoom Out - 250
Pub - Cristina - 250-2

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.