hospital-narciso-ferreira-acreditado-pela-dgs

Notícias

Hospital Narciso Ferreira acreditado pela DGS

2 min. 10.07.2018

O Hospital Narciso Ferreira, de Riba d’Ave, é a primeira unidade hospitalar em Portugal a atingir a acreditação global pela Departamento da Qualidade na Saúde da Direção Gral da Saúde (DGS).

A entrega do diploma de Hospital Acreditado pela DGS decorreu mo âmbito da Conferência Ibero-Americana da Qualidade na Saúde, realizada no passado dia 29 de junho na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e que contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

A acreditação em saúde é considerada uma das “prioridades estratégicas do Ministério da Saúde” para o período 2015-2020, e tem como objetivo principal o reconhecimento público da qualidade atingida nas organizações prestadoras de cuidados de saúde, através de uma avaliação externa e objetiva da competência por pares.

O modelo de qualidade adotado para Portugal pela DGS é o modelo ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía), por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde, e por constituir um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.

O Hospital Narciso Ferreira iniciou o processo de Acreditação pelo Modelo do Ministério da Saúde/ACSA a 30 de novembro de 2016.  Em nota á imprensa, a direção do Hospital ribadavense refere que “foi uma candidatura voluntária e inserida na expectativa de que todas as unidades de saúde têm de ver avaliadas as suas práticas de acordo com as Normas Internacionais de Qualidade”.

Pub - Ulahlah - 250-1
Porminho - 250
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica
ASCouto - 250
Pub - Cristina - 250-2
Zoom Out - 250

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.