vmer-recebe-novo-equipamento-para-atuacao-em-emergencia

Notícias

VMER recebe novo equipamento para atuação em emergência

1 min. 20.07.2018

A VMER do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), sediada no Hospital de Famalicão, recebeu um novo equipamento para atuação em emergência. Trata-se de um compressor cardíaco externo que foi atribuído pelo INEM e permitirá, segundo o CHMA, “aumentar a eficácia da atuação em determinadas situações de paragem cardíaca”. 

No caso da VMER de Famalicão, este equipamento “vai permitir a curto prazo a integração no projeto ECMO, em articulação com o Centro Hospitalar de S. João, abrindo a possibilidade de oxigenação e circulação extracorpórea, o que poderá aumentar a sobrevida de vítimas de paragem cardíaca”, explica o CHMA em comunicado.

A equipa da VMER já recebeu formação pelo INEM e terá agora seis dias de treino e habituação com o equipamento “para o seu manuseio adequado e seguro”, acrescenta. 

Refira-se que o ECMO é uma técnica de suporte vital extracorporal que permite a substituição temporária das funções pulmonar e cardíaca nos casos de falência respiratória e/ou circulatória aguda grave, possibilitando a referenciação atempada e resgate em segurança destes doentes para centros especializados, que no caso do CHMA será para o Centro Hospitalar de S. João.

1 / 0
À conversa com... Quim
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.