amarcultura-integrou-cortejo-das-festas-da-senhora-da-agonia

Notícias

Amarcultura integrou cortejo das Festas da Senhora da Agonia

2 min. 20.08.2018

A Associação Amarcultura atingiu, este fim de semana, a 10ª participação consecutiva no Cortejo Histórico das Festas da Senhora da Agonia em Viana do Castelo. Continuando a ter o estatuto de único grupo forasteiro a participar neste evento, a associação de Calendário assumiu este ano um dos quadros mais emblemáticos do desfile.

Sob o tema “A Ponte, o Comboio e a Romaria”, o cortejo histórico teve como intuito celebrar os 140 anos da inauguração da Ponte Eiffel e a chegada do primeiro comboio a Viana do Castelo, em 1878. À associação Amarcultura foi atribuído precisamente o quadro que representava a chegada do “cavalo de ferro” à Princesa do Lima. Uma atribuição que honrou a associação famalicense e justificada pela grande dedicação e bons desempenhos ao longo destas 10 participações que tiveram o seu início em 2009.

O quadro deste ano, composto por uma locomotiva e respetivas carruagens de 1ª, 2ª e 3ªclasses, teve uma curiosidade muito interessante. A locomotiva é uma réplica muito fiel da que existe no Museu Ferroviário de Lousado (Locomotiva CF PPV 6 de 1874). Os técnicos da Vianafestas deslocaram-se ao museu famalicense para recolher dados para a construção da réplica dessa relíquia do início da linha férrea em Portugal. Assim, o quadro representado pela Associação Amarcultura acabou por ter uma ligação histórica e afetiva a Famalicão.

A réplica da locomotiva, por se tratar de uma construção inédita no cortejo, a par do bom desempenho dos 23 atores famalicenses envolvidos, foi dos mais saudados pelos milhares de pessoas que assistiram a este evento.

1 / 3
Pub - Ulahlah - 250-1
À conversa com... Quim
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.