famalicao-homenageia-primeira-enfermeira-obstetra-do-concelho

Notícias

Famalicão homenageia primeira enfermeira obstetra do concelho

3 min. 29.08.2018

A decana das enfermeiras obstetras de Famalicão, Miquelina Peixoto, é homenageada nos próximos dias 28 e 29 de setembro, por ocasião do seu 86º aniversário. Do programa fazem parte uma missa e um jantar festivo no dia do seu aniversário, bem a plantação de uma oliveira em sua honra.

A iniciativa partiu de um grupo de conterrâneos da homenageada que integram o núcleo inicial de promotores de um projeto comunitário, ainda em fase de incubação, centrado na “salvaguarda, promoção e valorização da memória enquanto fator identitário, tanto de uma pessoa como de uma família ou comunidade”. A madrinha do projeto é, precisamente, Miquelina Peixoto, que foi a primeira profissional de enfermagem do concelho legalmente habilitada a prestar assistência a grávidas antes, durante e após o parto.

Em mais de quatro décadas, Miquelina Peixoto “já perdeu a conta” ao número de grávidas, parturientes, nascituros e crianças a quem valeu, por “todo o concelho e não só”, uma vez que “nunca negou auxílio a ninguém”.

Consultadas, porém, as estatísticas oficiais compiladas pela base  de dados Pordata, é possível estimar que mais de 6.000  bebés, a maior parte deles nascidos no domicílio dos pais, tenham sido amparados pela enfermeira famalicense. A própria calcula que tenha estado em 15% dos nascimentos ocorridos no concelho nesse período, o que dá 300 partos anuais. “Descontadas férias e folgas, dá mais do que um por dia. Mas tive dias em que não parava, com quatro e cinco partos”, assinala Miquelina Peixoto.

 

Programa da homenagem

 

No dia 28, haverá uma missa de ação de graças, às 19h15, na igreja matriz nova da cidade, seguida de um jantar de confraternização, aberto a toda a comunidade famalicense.

Na manhã do dia seguinte haverá uma segunda manifestação de tributo à enfermeira famalicense, com a plantação de uma oliveira no Parque de Sinçães. Será no decorrer da primeira edição em Famalicão do “Passeio da Memória”, uma iniciativa da Associação Alzheimer Portugal, com quem os promotores da homenagem estão a colaborar.

Esse “Passeio da Memória” consiste numa caminhada  com fins solidários que terá início às 9 horas no Parque da Devesa (junto ao Citeve) e que conta coma colaboração do  Município de Famalicão e da associação Calcantes.

As inscrições para o jantar e para a caminhada, podem ser feitas online, através da rede social Facebook ou na página da Alzheimer Portugal, e ainda no estabelecimento Caminho Sénior e livraria Fontenova.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.