famalicenses-desafiados-a-partilhar-memorias-da-sua-terra

Notícias

Famalicenses desafiados a partilhar memórias da sua terra

2 min. 10.09.2018

Entre 16 de setembro e 27 de outubro o Município de Famalicão desafia os seus munícipes a abrir o baú das recordações e a resgatar uma fotografia antiga com uma memória ou uma estória por contar.

A iniciativa é promovida no âmbito da 3ª edição do Festival Visão 25, que decorre em todo o território concelhio sob o lema “Comunidade de Futuro”, e destina-se àquelas pessoas que sempre gostaram de fotografar espaços e paisagens da sua terra, que têm fotografias da escola onde estudaram ou da casa onde viveram ou que costumam guardar postais antigos.

Para participar basta tirar uma fotografia atual no local com a fotografia antiga na mão e partilhar as estórias que a imagem guarda no mural do facebook, instagram ou twitter com o hastag #passadoemfamalicao.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, o objetivo da iniciativa #passadoemfamalicao é “reconhecer e valorizar o património local como fator de identidade e do bem comum”. Por outro lado, “reforçamos o sentimento de pertença a uma comunidade que evolui, se desenvolve e se moderniza”. “Queremos colocar os famalicenses em contacto com as suas memórias passadas no presente para a sua salvaguarda no futuro”, acrescenta o autarca.

A iniciativa está ainda articulada com o colóquio “A linha do tempo e o tempo de reabilitar”, que se vai realizar no dia 26 de outubro, a partir das 9h00, no Centro de Estudos Camilianos. O colóquio contará com um conjunto de convidados que irão debater diversos temas desde a arqueologia à arquitetura moderna religiosa, mas também a obra contemporânea. Serão discutidos os temas reabilitar em contexto rural, urbano e industrial. O evento ficará ainda marcado pela entrega do prémio de arquitetura Januário Godinho.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.