esta-ai-mais-um-ano-escolar-saiba-aqui-as-principais-mudancas

Notícias

Está aí mais um ano escolar. Saiba aqui as principais mudanças.

4 min. 12.09.2018

Manuais escolares gratuitos

Se tem um filho a frequentar o 1.º ou o 2.º ciclo de escolaridade certamente já ouviu falar na plataforma MEGA. O site "Manuais Escolares Gratuitos" é a ferramenta criada pelo ministério da Educação para os encarregados de educação requererem os livros sem saírem de casa.

Os manuais são gratuitos do primeiro ao sexto ano, em todo o país, e até ao 12º ano, no caso de Lisboa, porque a autarquia oferece os livros até ao final do secundário.

Fim das Moradas Falsas

No ano passado, por esta altura, uma frase dominava os jornais e as redes sociais. Sob o mote "Chega de moradas falsas!", os encarregados de educação manifestavam o seu descontentamento por existirem outros pais que inscreviam os filhos em escolas fora da zona de residência à qual pertenciam, fornecendo moradas que não correspondiam ao sítio onde as crianças e os jovens viviam.

Este ano, a situação é bem diferente, uma vez que o Governo determinou, através de um despacho, que os encarregados de educação têm de ser as pessoas com quem as crianças efetivamente vivem, de acordo com o agregado familiar comunicado ao fisco.

Flexibilidade curricular alargada a todas as escolas

O projeto-piloto de autonomia e flexibilidade curricular foi implementado em mais de 200 escolas, públicas e privadas, no ano letivo passado. Este ano, o projeto é alargado a todas as escolas do país que podem optar por gerir o currículo até 25%.

 Turmas mais pequenas

Há novos limites para o número de alunos por turma. As turmas do 1.º ciclo vão voltar a ter no máximo 24 alunos e as de 2.º e 3.º ciclos até 28 estudantes.

Educação Física volta a contar para a média dos alunos

Os estudantes que entrarem em 2018 no 10.º ano já vão ter a disciplina de Educação Física a contar para a classificação final do ensino secundário e, por consequência, para o cálculo da média de acesso ao ensino superior.
A disciplina tinha deixado de contar para a média em 2012, por iniciativa do anterior Governo.

 Formação financeira incluída na disciplina de Cidadania

Para além da criação de três novas disciplinas - Complemento à Educação Artística; Cidadania e Desenvolvimento; e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - a formação financeira passa a fazer parte do programa da disciplina de Cidadania.

 Calendários e provas. 3º período volta a ser o mais curto

O ano letivo arranca oficialmente esta quarta-feira, dia 12, e as aulas devem começar até 17 de setembro.

O 3.º período volta a ser o mais curto e vai durar apenas um mês e meio. O 1.º período termina a 14 de dezembro e o 2.º deverá arrancar a 3 de janeiro, estendendo-se até 5 de abril. O 3.º e último período começa a 23 de abril.

As férias de natal acontecem de 17 de dezembro a 2 de janeiro, as da Páscoa de 8 a 22 de abril e a interrupção do Carnaval de 4 a 6 de março.

As provas de aferição serão realizadas pelos alunos dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade. Os alunos do 2.º ano são testados nas disciplinas de Expressões Artísticas, Expressões Físico-Motoras, Português e Estudo do Meio e Matemática. Os alunos do 5.º ano às disciplinas de Matemática e Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. E os alunos do 8.º ano vão ser avaliados às disciplinas de Português e História e Geografia.

Já os exames nacionais começam dia 17 de junho de 2019, com a prova de Filosofia, e terminam no dia 23 de julho, com a segunda fase das provas de Desenho A, Biologia e Geologia e Geografia A.

1 / 0
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.