arranca-hoje-o-festival-famalicao-visao-25

Notícias

Arranca hoje o Festival Famalicão Visão 25

3 min. 19.09.2018

Arranca hoje, quarta-feira, a terceira edição do Festival Famalicão Visão’25, sob o tema Comunidade de Futuro. Ao longo de seis semanas, até 27 de outubro, mais de 60 entidades do concelho colaboram e são parceiras deste projeto, que proporcionará 25 ações, que irão envolver diretamente muitas centenas de pessoas.

A primeira atividade decorre hoje, na Incubadora Made In - Riopele, com um encontro de novos empreendedores de Startups, empresários experientes e jovens licenciados que serão colocados a triangular dicas, experiências, ideias e desafios.

A organização está a cargo da Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) de Joane, Vermoim, Pousada Saramagos e Mogege.

Na quinta-feira, a CSIF de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro elege a ciclovia Famalicão-Póvoa de Varzim como uma oportunidade para o desenvolvimento do território. E a partir do levantamento dos recursos e potencialidades identificadas pretende recolher contributos para potenciar o investimento infraestrutural. O encontro para debater a “Cartografia Social da Via Pedonal e Ciclável”, realiza-se na Junta de Freguesia de Cavalões, a partir das 21h00.

Entretanto, na sexta-feira, pelas 18h00, na Casa da Juventude, reúne-se a Geração Visão’25. Desde 2014, um grupo de 25 jovens debate e reflete na Casa da Juventude, pelos seus olhos e suas palavras, como querem que seja o futuro de Famalicão. Desta vez, tendo por base anteriores levantamentos de necessidades, os jovens serão desafiados para conceberem novas propostas de projetos.

No sábado, a “Feira de Produtos da Terra”, atividade da Comissão Social Interfreguesias do Vale do Este, já reconhecida pelos Selos Visão’25, comemora o seu 4ª aniversário. Aproveitando a data, no decorrer da feira será promovida uma reflexão e debate sobre os produtos e espécies locais e a agricultura biológica. Em colaboração com Pelouro da Família e Saúde, será confecionada uma sopa. E até final de setembro, a “Sopa da Terra” percorrerá a feira Rural de Joane, o Mercado em Riba de Ave e a Feira Grande.

A fechar a primeira semana de eventos destaque para as comemorações do Dia Europeu Sem Carros, também no sábado, dia 22 de setembro, uma iniciativa do pelouro da mobilidade em parceria com diversos serviços e parceiros, em que as ruas do centro da cidade serão tomadas por múltiplas atividades com o público, promotoras de novos modos de mobilidade suave para uma cidade mais sustentável e de novas formas de ocupação e fruição do espaço público.

Ao longo desta primeira semana, o sofá amarelo acompanhará também as várias iniciativas interpelando e interagindo com os famalicenses.

1 / 0
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.