comunidade-ambiente-e-educacao-no-famalicao-visao-25

Notícias

Comunidade, ambiente e educação no Famalicão Visão 25

2 min. 01.10.2018

Comunidade, ambiente e educação são os temas que vão estar em foco nesta terceira semana do Festival Famalicão Visão’25.

 “Aldeias em Festa” é o laboratório proposto pela CSIF de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais para se explorar a proposta de um projeto cultural comunitário, assente em parcerias improváveis, inesperadas e incomuns, e potenciador dos valores patrimoniais (e arqueológicos) do território. O laboratório acontece já esta segunda-feira, 1 de outubro, pelas 20h30, na Fundação Castro Alves.

Na quarta-feira, dia 3, pelas 14h00, na Casa do Território, promove-se o encontro “Hortas em Rede”, colocando em rede os projetos e entidades promotoras e gestoras de hortas, para partilha de experiências, metodologias, recursos e soluções. A iniciativa parte das CSIF’s de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas; e Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães, Novais.

O ambiente é quem mais ordena na iniciativa “Baixo Pelhe Mais Limpo, Rota dos Rios+”. Comprometidos com a valorização das margens do Rio Pelhe, no dia da implantação da República, 5 de outubro, a CSIF de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, em colaboração com o projeto “Os Nossos Rios”, convida a população local para diversas atividades de beneficiação e

preservação dos seus recursos hídricos. A iniciativa realiza-se a partir das 10h00, no Moinho S. Marçal, em Esmeriz.

A semana termina com o tema da educação em debate com a iniciativa “Escola Sem Muros”. Desde alguns anos, a rede das “Cidades Educadoras” vem afirmando de que as cidades e os territórios já detêm muitos espaços e saberes que devem ser mobilizados como recursos pedagógicos. A CSIF de Landim, Avidos, Lagoa e Seide lança-se pois na descoberta desses recursos para além dos muros da escola. Sabendo que é necessária toda uma aldeia para educar uma criança.

Sob o tema Comunidade de Futuro, o Festival Famalicão Visão’25 realiza-se até 27 de outubro, com a colaboração de mais de 60 entidades e a promoção de cerca de 25 ações diversificadas e descentralizadas, que envolvem diretamente muitas centenas de pessoas.

O sofá amarelo acompanhará as várias iniciativas interpelando e interagindo com os famalicenses.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.