economia-circular-e-tema-de-debate-em-famalicao

Notícias

Economia circular é tema de debate em Famalicão

2 min. 02.10.2018

A economia circular vai ser tema debate em Famalicão, no próximo dia 16 de outubro, numa conferência que contará com a presença da secretária de Estado da Indústria.  Intitulada “Conferência Famalicão Circular”, a iniciativa vai decorrer na Fundação Cupertino de Miranda, organizada pela Câmara Municipal no âmbito do projeto Famalicão Made IN e no enquadramento da realização do Festival Famalicão Visão 25.

De participação gratuita, sujeita a inscrição obrigatória a partir do sítio do município na internet (www.vilanovadefamalicao.org), a iniciativa conta com um painel de conferencistas nacionais e internacionais que têm vindo a trabalhar e a desenvolver novas sinergias industriais e a redesenhar ciclos de produção alternativos que perspetivam uma mudança de paradigma para a indústria com benefícios para a economia, o ambiente e a sociedade.  

A conferência está particularmente centrada em três dos temas basilares para as indústrias famalicenses: o têxtil, a água e os novos modelos de negócio e novos empregos, e abre com uma comunicação da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, sobre inovação e financiamento.

Confirmada está também a presença da investigadora e designer internacional Anne Prahl, que tem gerado novos e inovadores conceitos para a indústria têxtil e do vestuário, sobretudo no âmbito do design e da sustentabilidade, trabalhando para grandes marcas internacionais como a Nike, Speedo, WGSN, Ellesse, Puma, Marks & Spencer, Animal, Topshop e Esprit.

O exemplo da Riopele que criou a marca TENOWA, resultante da metamorfose de resíduos têxteis e as simbioses industriais, e a experiência de António Lorena, Managing Partner da 3drivers que tem desenvolvido projetos de avaliação de sistemas de gestão de resíduos, fazem ainda parte do painel da manhã do evento.

 À tarde, depois das sessões de trabalho, ainda haverá espaço para a apresentação de exemplos práticos desenvolvidos em de Famalicão à volta da economia circular e para a apresentação das conclusões.

1 / 0
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1
Norte2020 - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.