morreu-soprano-montserrat-caballe

Notícias

Morreu soprano Montserrat Caballé

1 min. 06.10.2018

 A soprano Montserrat Caballé morreu este sábado de madrugada, aos 85 anos, no Hospital de Sant Pau de Barcelona, Espanha. A saúde da soprano estava já fragilizada há vários anos. 

O funeral da artista, uma figura internacional da ópera, vai acontecer na segunda-feira, às 12 horas (11 horas em Portugal continental), no cemitério de Barcelona.

Retirada há vários anos devido a problemas de saúde, Montserrat Caballé, que já havia sofrido um derrame, foi hospitalizada em meados de setembro, devido a um problema na bexiga, segundo os meios de comunicação social espanhóis.

O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, considerou que a morte da cantora lírica é uma "triste notícia", realçando que Caballé era uma "grande embaixadora" de Espanha, uma soprano "reconhecida internacionalmente".

 Nascida a 12 de abril de 1933 em Barcelona, numa família modesta, Maria de Montserrat Caballé Viviana Concepción i Folch entrou para o "Conservatori Superior de Música del Liceu", em Barcelona, aos 11 anos, e debutou na Ópera de Bâle em 1956, com "La Boheme", de Giacomo Puccini.

A catalã - cuja arte de "pianissimo" era lendária, tal como a sua potência vocal - cantava tão bem Rossini, Bellini e Donizetti como Mozart ou Dvorak.

Recorde-se que Monserrat também gravou um álbum com o cantor dos Queen Freddie Mercury, cuja canção "Barcelona" tinha sido escolhida como hino dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.

1 / 0
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.