camara-investe-250-mil-euros-na-destruicao-de-ninhos-de-vespa-asiatica

Notícias

Câmara investe 250 mil euros na destruição de ninhos de vespa asiática

2 min. 31.08.2017

A Câmara Municipal de Famalicão vai investir até 2020 cerca de 246 mil euros na destruição de ninhos de vespa asiática, medida de controlo da proliferação da espécie. A autorização da despesa foi aprovada na passada quinta-feira em reunião do executivo municipal. Ficou, assim, garantida a continuidade do trabalho que o município tem desenvolvido nos últimos anos através da Proteção Civil, Saúde Pública e Ambiente, e em parceria com a Associação de Silvicultores do Vale do Ave, de vigilância e controlo desta espécie invasora.

Desde 2014 que o município respondeu a mais de 2.000 sinalizações de supostos ninhos de vespa asiática, levando à destruição de 1500 após confirmação da sua natureza. É dada prioridade, na destruição dos ninhos, aos que estão alojados em habitações, espaços públicos e zonas com elevada afluência de população. A Câmara Municipal não cobra valores pela intervenção, mas um abate deste género pode custar entre 80 e 150 euros conforme o tipo de intervenção.  A este propósito, a autarquia lembra que “é um esforço financeiro que a Câmara faz em prol do ambiente e dos cidadãos, sem que haja qualquer contrapartida do Estado para o efeito”.

O tempo médio de espera para um abate, depois do alerta, tem rondado as 48 e as 72 horas, consoante a complexidade, salvo os casos em que é necessário recorrer a uma logística diferente, como por exemplo recurso a uma autoescada dos bombeiros.

1 / 0
À conversa com... Quim
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.