salario-medio-dos-funcionarios-publicos-vai-subir-68-euros

Notícias

Salário médio dos funcionários públicos vai subir 68 euros

1 min. 16.10.2018

O Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) prevê um "aumento do salário do médio da função pública superior a 3%". O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças na conferência de imprensa de apresentação do OE 2019.

O ministro afirmou que o salário médio dos funcionários públicos vai subir 68 euros no próximo ano. Somando 2018 e 2019, trata-se de um aumento de 121 euros.

“É o maior esforço da última década na administração pública”, diz Mário Centeno. "Vão ser descongelados nove anos de carreiras em dois anos civis. É um esforço enorme do OE para a administração pública, para que tenha trabalhadores mais motivados", acrescenta.

No total, o OE reserva 800 milhões de euros para aumentar as remunerações na Administração Pública, incluindo gastos com o descongelamento das progressões nas carreiras. Desde 800 milhões, 50 milhões destinam-se exclusivamente ao aumento de salário.

Centeno não esclareceu como será feita a distribuição da verba disponível para os aumentos salariais, se haverá ou não diferenças entre os escalões. O ministro diz que o tema continuará a ser discutido com os parceiros sociais.

Quanto aos escalões do IRS, Centeno confirma que não há nenhuma alteração.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.