ctt-homenageiam-arcebispos-de-braga

Notícias

CTT homenageiam arcebispos de Braga

2 min. 23.10.2018

Os CTT lançaram esta segunda-feira uma emissão filatélica que pretende recordar e prestar homenagem aos sucessivos arcebispos de uma das mais antigas arquidioceses da Península Ibérica. São Martinho de Dume, São Frutuoso e São Geraldo são os arcebispos que integram esta emissão.

São Martinho de Dume (550/556-579), natural da Panónia, Hungria, chegou a Braga em 550 tendo fundado o Mosteiro de Dume. Ao assumir as funções de arcebispo, em 556 foi decisivo na divisão administrativa da Galécia Sueva, de que Braga era a capital. Foi de sua autoria o De correctione rusticorum, pelo combate ao culto dos deuses romanos titulares dos dias da semana, dando origem à designação cristã seguida em Portugal e nos países de expressão oficial portuguesa.

São Frutuoso (656-665?), natural da região de Bierzo, na Galiza, quando chegou a Dume já tinha fundado uma série de mosteiros na atual Espanha. A sua atividade enquanto arcebispo de Braga foi documentada por Valério de Bierzo, seu biógrafo, que ajudou a criar a sua fama de santidade, comprovada por alguns milagres feitos em vida.

São Geraldo (1099-1108), monge beneditino oriundo da região de Moissac, no sul de França, tomou posse no início do ano de 1099. Defensor da Reforma Gregoriana, continuou as obras da Sé de Braga, estimulou a atividade da escola capitular e iniciou a substituição da antiga liturgia hispânica pela romana. São conhecidas as boas relações que mantinha com o Conde D. Henrique e a firmeza com que condenava abusos morais, mesmo em pessoas de estratos superiores da sociedade.

Os selos dedicados são agora reemitidos depois de em 2017 as legendas dos mesmos terem saído trocadas, num registo invulgar em filatelia. Os selos apresentam uma composição cromática e expressão diferente da dos de 2017, de forma a ser possível identificar, de imediato, de que se trata de uma nova versão. Esta edição apresenta três selos, cada um com o valor facial de 0,53 euros e 125 mil exemplares.

Tags

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.