famalicao-debate-desafios-da-agricultura-biologica

Notícias

Famalicão debate desafios da agricultura biológica

2 min. 23.10.2018

A agricultura biológica e os novos negócios no setor agrícola e agroalimentar são hoje tema de debate em Famalicão. Trata-se do II Fórum Bio Capital que a Câmara Municipal de promove no auditório da Fagricoop – Cooperativa Agrícola dos Produtores de Leite Famalicão.

Políticas públicas do modo de produção biológica, os novos desafios à produção em Agricultura biológica e o debate sobre mercados e comercialização de produtos biológicos são os temas de cada um dos três painéis que constituem a conferência.

Esta manhã, na sessão de abertura, o presidente da Fagricoop, Manuel Loureiro, chamou a atenção para a realidade atual do setor agrícola do concelho, que sofreu muito com o fim das quotas à produção de leite. Nesse sentido, foi necessário procurar novos negócios, como o cultivo de mirtilos, framboesas e mesmo kiwi, que a cooperativa está a apoiar, através da criação e um gabinete que ajuda os produtores desde a fase de candidatura do projeto até ao escoamento do produto.

De resto, Manuel Loureiro constata que têm surgido muitos projetos nestas novas áreas, sobretudo de jovens agricultores.

Também o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, vincou a sua intervenção na “força agrícola do concelho”, algo que a autarquia quer não só preservar como potenciar, através de políticas de apoios aos produtores e empresários agrícolas, de que é exemplo o programa “Famalicão Empreende”.

II Fórum Bio Capital, que decorre ao longo de todo o dia, conta com a participação de um conjunto de especialistas sobre a matéria e de personalidades que trabalham no setor.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.