famalicao-visao-25-mobilizou-2000-famalicenses

Notícias

Famalicão Visão 25 mobilizou 2.000 famalicenses

3 min. 31.10.2018

 

Mais de dois mil famalicenses participaram ativamente no Festival Famalicão Visão’25, que terminou na passada sexta-feira, avançou a Câmara Municipal, em nota à imprensa. Durante mais de um mês, entre 16 de setembro e 27 de outubro, dois milhares de cidadãos famalicenses contribuíram com as suas ideias e as suas reflexões para uma “Comunidade de Futuro”, marcando presença e participando ativamente nas 25 ações promovidas, que envolveram cerca de 60 instituições parcerias e 20 serviços do município.

“Foi uma enorme jornada pelo futuro da nossa comunidade, um festival de iniciativas bem-sucedido e um sinal muito claro que os famalicenses transmitiram, mostrando que estão disponíveis e interessados em participar no futuro do concelho”, afirma em jeito de balanço o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, acrescentando que “é esta vivência participativa, esta intervenção cívica, que nós queremos continuar a cultivar nos famalicenses”.

Ao todo, os participantes marcaram presença em oito seminários, onze laboratórios e oficinas e oito sessões públicas. Foram apresentados onze novos projetos liderados pelas Comissões Sociais Inter-Freguesias de onde se destaca, por exemplo, a criação de uma paisagem protegida local “Pateiras do Ave”, “Escolas sem Muros” e “Hortas em Rede”. Foram ainda lançados quatro novos projetos concelhios: o Famalicão Circular, o Programa de Voluntariado para o Parque da Devesa, o International Day e o Startups Showcase entre o Famalicão Made In e a escola Startups da Universidade do Porto.

A ecologia também este presente, sendo que no âmbito do Festival Famalicão Visão’25 foram plantadas cerca de 700 árvores por cidadãos em atividades comunitárias. Em 17 atividades, os participantes dispensaram os copos e as garrafas de plástico optando por copos de papel e água da torneira em garrafas de vidro.

 

Parque da Devesa no topo das preferências

 

Uma das marcas mais visíveis do Famalicão Visão’25 é o Sofá Amarelo que recebeu o contributo de cerca de um milhar de pessoas que responderam ao desafio “O que gosta mais de Famalicão?”. À questão, a maioria de famalicenses respondeu “Parque da Devesa e Espaços Verdes”.

Ao longo das seis semanas do Visão’25 o Sofá visitou cerca de 30 espaços públicos onde deu a palavra a pessoas de todas as faixas etárias e dos vários grupos sociais.

Para Paulo Cunha com esta “auscultação informal ficamos a perceber melhor aquilo mais agrada aos famalicenses, o que lhes enche o peito de orgulho em Famalicão, e isso é muito importante porque conseguirmos apelar à consciência cívica das pessoas e estimular a cidadania e o sentido de pertença a uma comunidade”.

Refira-se que o Festival Famalicão Visão’25 é uma iniciativa que está enquadrada no desenvolvimento do Plano Estratégico para Famalicão e realiza-se de dois em dois anos. A próxima edição é em 2020.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.