dia-mundial-da-poupanca-dicas-para-poupar-todos-os-dias

Notícias

Dia Mundial da Poupança: dicas para poupar todos os dias

3 min. 31.10.2018

1. USE UM MEALHEIRO

A ideia pode parecer antiquada, mas resulta de verdade. Arranje um mealheiro e comece a enchê-lo regularmente com o dinheiro que tem na carteira ao final do dia e vai ver que, em alguns meses, junta uma quantia surpreendente.

2. PAGUE SEMPRE COM DINHEIRO

Os cartões são muito práticos mas fazem-nos perder o sentido ao dinheiro que estamos a gastar, porque não vemos as notas a sair. As melhores dicas para poupar dinheiro que lhe podemos dar começam todas por aqui: sempre, sempre, dinheiro.

3. APONTE AS SUAS DESPESAS

Anote tudo: o café a meio da manhã, o caderno que fazia falta, o queijo que comprou a caminho de casa. Não há melhor forma de evidenciar as despesas desnecessárias!

4. LEVE O ALMOÇO DE CASA

Se procura dicas para poupar dinheiro, já está a contar com esta. Troque os almoços fora por refeições preparadas em casa.

5. PENSE BEM ANTES DE COMPRAR

A camisola é giríssima, mas precisa mesmo dela? Quando vai às compras, fique-se por aquilo de que precisa e evite comprar porque é giro ou porque o faz sentir-se bem. Vai acabar a gastar bem menos e nem vai ser difícil fazê-lo.

6. PROCURE ENTRETENIMENTO GRATUITO

Dicas para poupar dinheiro são dicas de cultura grátis: cinema ao ar livre, concertos em praças públicas, exposições e festivais culturais – tudo o que for gratuito é mais um passo para uma boa poupança.

7.  COZINHE EM CASA

É uma das mais populares dicas para poupar dinheiro, basta seguir este lema: se vai ao restaurante, é para comer algo que não sabe fazer em casa. Se é para comer esparguete com bacon e molho de tomate, para quê pagar o triplo do preço dos ingredientes? Sempre que der, cozinhe em casa. É mais saudável, mais saboroso e, claro… mais barato!

8. COMPRE MARCAS BRANCAS

As marcas brancas têm vindo a ganhar terreno junto dos consumidores e já apresentam produtos de grande qualidade. Experimente e vai ver que no fim das compras a conta está substancialmente menor.

9. ESTEJA ATENTO ÀS PROMOÇÕES/CUPÕES

Hoje em dia, há imensas promoções e vales de desconto que podem ser utilizados em todas as cadeias de super/hipermercados. Basta estar atento e habituar-se a fazer compras neste regime. É uma excelente forma de poupar nas compras.

10. POUPE ELETRICIDADE

Também há inúmeras formas de poupar na eletricidade. Optar por lâmpadas económicas dentro de casa, ambientar a casa sem utilizar aquecedores e ventoinhas e apagar a luz em divisões em que não está são exemplos de como o fazer. Não deixe candeeiros acesos e aposte em equipamentos energeticamente eficientes.

11. PLANEIE FÉRIAS COM ANTECEDÊNCIA

Se gostar de fazer uma viagem, nem que seja uma vez por ano, planeie com antecedência. Quanto menos planeada e mais em cima da data, mais cara lhe vai sair a viagem.

12. PARTILHE O CARRO

Se vive perto de colegas de trabalho ou amigos, não vale a pena circularem três carros para três pessoas. Ao partilharem todos o mesmo carro não só vão poder poupar dinheiro, como também vão reduzir a poluição causada.

Fonte: E-konomista

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.