dia-de-todos-os-santos-a-homenagem-e-a-saudade

Notícias

Dia de Todos os Santos: a homenagem e a saudade

2 min. 01.11.2018

Hoje, dia 1 de novembro, assinala-se o Dia de Todos os Santos, numa homenagem a todos os santos. Contudo, e dado o feriado em Portugal, a tradição fez com que neste dia fosse também celebrado por antecipação o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.

Assim, o dia 1 de novembro é o dia de lembrarmos quem já partiu, num gesto que é também de homenagem a alguém que é, com certeza, especial.

Nestes primeiros dias de novembro, a tradição ainda se cumpre nas múltiplas localidades do nosso país. As famílias embelezam as campas dos seus familiares e amigos nos cemitérios. Nesta ocasião, os arranjos florais são mais viçosos e são acesas muitas velas em nome dos que morreram.

Para a Igreja Católica, este feriado é uma oportunidade de rezarmos  pelos nossos entes queridos. Na verdade, são muitas as famílias que se deslocam, por esta ocasião, à sua terra natal no sentido de se reunirem e participaram nas diversas cerimónias religiosas marcadas para estes dias.

Todavia, a perda não é fácil. E estes são também dias de saudade. Muitos defendem que o tempo tudo cura, mas a ausência permanente de alguém é dura. Porém, apesar da saudade, estes dias são o momento para homenagear quem continuamos a amar.

A morte está sempre associada à vida. E estes dias de novembro podem ser um tempo para refletir sobre a nossa vida. De que forma a vivemos. Sabemos perfeitamente que devemos viver bem a vida, mas esquecemo-nos disso todos os dias.

Vivemos, na maioria das vezes, apressados, ocupados e preocupados e precisamos, muitas vezes, de dar um novo sentido à vida. Talvez o melhor seja começar a simplificar. Agradecer as tantas coisas boas que temos na vida, escolher o que nos faz bem e deixar para trás o que não importa, o que não nos faz bem. É um desafio para a nossa vida inteira, mas vale e pena dar o primeiro passo e a começar a fazer isso… amanhã.

1 / 0
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.