radares-da-vci-vao-comecar-a-multar

Notícias

Radares da VCI vão começar a multar

1 min. 03.11.2018

Os radares da Via de Cintura Interna, VCI, no Porto, vão entrar em funcionamento este mês, passando a autuar quem exceder os 80 quilómetros/hora, o limite de velocidade fixado. Quem o garante é a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a entidade que tem competência para aplicar multas.

Questionada pelo Jornal de Notícias, a ANSR confirma que este passo será dado “depois da Infraestruturas de Portugal, IP, ter concluído os trabalhos de modernização e compatibilização dos radares que possui na VCI".

Na realidade, o investimento na modernização dos pórticos, na ordem dos 100 mil euros, esteve a cargo da IP, que os apetrechou tecnicamente e tornou-os capazes de recolher a informação e transmiti-la diretamente à ANSR.

Da parte da IP foi dito, igualmente, que "a dinamização deste processo tem unicamente em vista a acalmia do tráfego e consequente redução da sinistralidade". Como é público, a VCI é uma das estradas mais congestionadas da Área Metropolitana, com um elevado número de acidentes.

Recorde-se que, em dezembro de 2017, a VCI transitou para a alçada da Estradas de Portugal e, a partir dessa data, as multas deixaram de ser processadas.

Na VCI existem ainda duas caixas de radares (junto ao Freixo e do acesso da A3, sentido Arrábida/Freixo) integradas no sistema SINCRO. É um projeto nacional - 50 caixas e 30 radares. Os radares vão rodando pelas diferentes estradas, pelo que nem sempre estão na VCI a multar.

1 / 0
À conversa com... Quim
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.