inscricoes-para-encontro-de-servicos-de-apoio-as-bibliotecas-escolares

Notícias

Inscrições para Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares

3 min. 06.11.2018

Estão a decorrer até 19 de novembro as inscrições para o 11º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, que vai realizar-se em Famalicão, nos dias 23 e 24 de novembro. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas à capacidade da sala. A ficha de inscrição está disponível em https://bibliotecasdefamalicao.blogspot.com/. O encontro é acreditado como formação contínua (15 horas) com o registo CCPFC/ACC-101341/18.

Com o objetivo de refletir sobre as práticas desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares e pelos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, a iniciativa é promovida através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em parceria com o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão realizam. A edição deste ano, subordinada ao tema “Os contributos da Biblioteca para a literacia medi@tica” pretende evidenciar os contributos das bibliotecas para o desenvolvimento de competências, propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos média e apresenta-se como um espaço de partilha de ideias, de práticas de literacia dos média que visam dotar os alunos de conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado.

Durante os dois dias do encontro realizar-se-ão conferências de enquadramento do tema, de onde se destaca a conferência de Margarida Toscano, da Rede de Biblioteca Escolares; a partilha de boas práticas do Município convidado deste ano, Pombal, com o trabalho desenvolvido na Biblioteca Municipal de Pombal e no Agrupamento de Escolas de Pombal; o painel sobre literacia mediática com os oradores Jorge Borges, da Rede de Bibliotecas Escolares, Rui Lima, do Jornal Cidade Hoje, e Sara Pereira do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e, ainda, um conjunto de oficinas formativas dedicadas às mais diversas áreas da biblioteconomia que realizar-se-ão, este ano, em vários espaços culturais do concelho de Famalicão, uma forma de dar a conhecer melhor a nossa cidade aos participantes do Encontro.

De salientar ainda a colaboração e articulação do programa da 11ª edição do Encontro de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, com a Fundação Cupertino de Miranda, local onde se realizar-se-á o programa da tarde do dia 24 de novembro, com o painel "Literacia mediática: uma competência básica na sociedade atual" e os lançamentos do “Caderno 17”, do Centro Português do Surrealismo e do livro “POEMANIFESTO”.

O Encontro encerrará com o espetáculo POEMANIFESTO, seguido de cocktail.

1 / 0
À conversa com... Quim
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.