pasec-considerada-projeto-inspirador-da-uniao-europeia

Notícias

Pasec considerada projeto inspirador da União Europeia

2 min. 16.11.2018

A Pasec é a única organização portuguesa considerada, quatro vezes consecutivas, projeto inspirador da União Europeia através do Programa Erasmus +. O galardão foi atribuído ontem à associação famalicense, em Cascais, na Casa das Histórias Paula Rego, na presença dos secretários de Estado do Desporto e Juventude e do Ensino Superior.

Inicialmente, foi passado um vídeo da ação da Pasec no domínio da Pedagogia Participativa Simbólica, o modelo de ação e formação da Pasec que foi premiado, também denominado como Simbologia Grupal. Depois das intervenções das principais autoridades presentes, seguiu-se então a atribuição dos prémios. À PASEC coube ao diretor da Agência Erasmus + Juventude em Ação, Luís Alves, a entrega da distinção.

Em concreto o prémio deste ano premeia a Simbologia Grupal aplicada no método de ensino tradicional através do projeto “Method”.

O “Method” pretende, a partir dos atuais modelos de inclusão inteligente, propor um novo modelo de formação assente na Educação Não Formal, na Pedagogia Participativa e na Educação de Pares que permita dar resposta direta a jovens NEET ou jovens vitimas de sucessivas retenções, possibilitando a estes a conclusão do seu percurso académico ou o acesso a uma habilitação própria, seja o nível profissional ou vocacional.

Por outro lado, o modelo proposto é orientado para o processo pedagógico. Assim, o projeto pretende demonstrar que é possível, partindo de uma equipa multidisciplinar onde os técnicos de juventude desempenham um papel central, articular numa mesma oferta educativa um programa curricular que baseia a sua prática num modelo pedagógico assente nas sinergias entre a Educação Formal e Educação Não Formal, com a Pedagogia Participativa e Educação de Pares como pano de fundo, complementada por atividades de mobilidade, projetos de associativismo juvenil e voluntariado e em constante interação com o meio e com a comunidade.

O projeto envolve no momento mais de 300 jovens.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250
À conversa com... Quim

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.