o-melhor-doutoramento-da-europa-e-de-uma-portuguesa

Notícias

O melhor doutoramento da Europa é de uma portuguesa

1 min. 17.11.2018

“Computation of equilibria on integer programming games”. É este o título daquela que foi premiada como a melhor tese de doutoramento da Europa. Mérito de Margarida Carvalho, 30 anos apenas e uma dedicada vida de estudo na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Pela primeira vez atribuído a um estudante português, o Euro Doctoral Dissertation Award distinguiu o trabalho desta portuense sobre como potenciar o desempenho de uma empresa e antecipar as respostas da concorrência através da otimização combinatória e da teoria matemática dos jogos.

No trabalho, que lhe custou praticamente quatro anos de profunda entrega, a investigadora sugeriu a inovadora ideia da criação de uma rede europeia de troca de rins que levaria ao mais fácil cruzamento entre dadores e recetores que necessitem de transplantes. Um exemplo de potencial aplicação na vida real de uma teoria que alguns científicos pensaram mas que nunca tiveram a ousadia (e a sapiência) de transpor para o terreno da vida comum em sociedade.

Para saber mais clique aqui: www.noticiasmagazine.pt

1 / 0
À conversa com... Quim
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.