pasec-traz-jovens-de-bairros-sociais-para-a-cidadania-ativa

Notícias

Pasec traz jovens de bairros sociais para a cidadania ativa

1 min. 15.01.2018

Ir ao encontro das pessoas e não esperar que sejam as pessoas a vir ao nosso encontro. Este podia ser o lema da Pasec, instituição famalicense que em 2017 viu um dos seus projetos de intervenção sociocultural – o Pasec Underground – ser distinguido com o prémio de “Projeto Inspirador”.

O programa de promoção de cidadania responsável promovido pela Pasec em comunidades de risco foi, aliás, o único do país a receber esta distinção atribuída pela União Europeia, através do Programa “Erasmus +”, e foi o foco das atenções da última jornada do Roteiro pela Inovação de Famalicão, promovido pelo presidente da autarquia, Paulo Cunha.  

Ao todo estão envolvidos nesta iniciativa cerca de sete centenas de jovens residentes em contexto de bairro social nos concelhos de Famalicão, Guimarães, Santo Tirso, Paços de Ferreira, Braga, Funchal e ainda nos territórios de Varese, em Itália, e Mosteiros na Ilha do Fogo, em Cabo Verde. Garantir a inclusão social através da responsabilidade, do compromisso e da interação é o grande objetivo deste programa, que procura despertar social e culturalmente os jovens, na sua maior parte vítimas do insucesso escolar, estigmatizados pela sua proveniência, promotores de comportamentos desviantes e com graves índices de iliteracia, através da música, dança, teatro, entre outras áreas.

Porminho - 250
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica
Pub - Cristina - 250-2
ASCouto - 250
Zoom Out - 250

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.