fatura-da-luz-vai-baixar-em-janeiro

Notícias

Fatura da luz vai baixar em janeiro

1 min. 28.12.2018

As contas da luz das famílias portuguesas vão descer, em média e já a partir de janeiro, entre 2,6% e 6,3%, dependendo de que empresa sejam clientes no mercado liberalizado, antevendo-se, por isso, uma guerra de preços.

Já no mercado regulado, a ERSE ditou para a EDP Serviço Universal uma descida de 3,5% nas tarifas de 2019 (para cerca de um milhão de clientes), o que equivale a menos 1,58 euros numa fatura média mensal de 45,1 euros. Os números do regulador mostram que esta é a descida mais acentuada desde 1999, quando os preços caíram 4,7% e o mercado livre ainda era uma miragem em Portugal.

Já para o ano, e com vários comercializadores de eletricidade a disputar cinco milhões de clientes (mais 80% dos quais da EDP), está aberta uma verdadeira guerra de preços na luz. A Endesa é a que anuncia descontos maiores, numa média de 6,3%, enquanto as atualizações de tarifários da Galp apontam para uma redução de 2,6%. No meio fica a EDP Comercial, que já anunciou que seguirá a queda nas tarifas de 3,5% da ERSE para 90% dos seus clientes, e a Goldenergy, que ontem estabeleceu o seu desconto para 2019 em 4%. Já a Iberdrola não avançou uma percentagem específica, mas diz que vai transferir "na íntegra e para todos os seus clientes" a redução em relação às tarifas de acesso às redes (-16,7%) publicada pela ERSE para 2019.

Ler mais em JN

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.