cidadaos-tem-96-milhoes-de-euros-em-notas-de-escudo

Notícias

Cidadãos têm 96 milhões de euros em notas de escudo

1 min. 30.12.2018

São mais 96 milhões de euros em notas de escudo que estão ainda nas mãos dos cidadãos, o equivalente a 11,5 milhões de notas.

A poucos dias de se assinalarem os 20 anos da criação do euro, no próximo dia 1 de janeiro de 2019, a agência Lusa foi saber quantas e qual o valor total das notas de escudos que ainda estão em posse dos portugueses.

Considerando apenas as notas de escudo não prescritas, ou seja, as que ainda são suscetíveis de troca nas tesourarias do Banco de Portugal, "estarão ainda em poder dos cidadãos (portugueses ou não) notas de escudo de valor equivalente a 96,3 milhões de euros", indicou o Banco de Portugal.

A mesma fonte frisou que, "ao longo dos tempos, foram prescrevendo notas de escudo (isto é, deixaram de poder ser trocadas), pelo que o valor efetivamente em posse dos cidadãos será superior".

No total, e tendo em consideração as notas de escudo que ainda não prescreveram, "estarão ainda em poder dos cidadãos um total de 11.508.683 notas de escudo", adiantou.

A nota de 500 escudos chapa 13 é aquela que os cidadãos ainda têm em maior quantidade, num total de 4,38 milhões, seguindo-se a nota de 1.000 escudos, também chapa 13, num total de 3,75 milhões de notas.

O prazo para entregar as notas de escudo ainda suscetíveis de troca nas tesourarias do Banco de Portugal prolonga-se até ao dia 28 de fevereiro de 2022, inclusive.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.