alerta-risco-de-epidemia-de-gripe

Notícias

Alerta: risco de epidemia de gripe

1 min. 05.01.2019

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que a gripe possa entrar em período epidémico dentro de uma semana, mas disse que a situação atual é "de normalidade".

A diretora-geral explicou que nesta altura, em Portugal e na Europa, circulam vírus com "baixa intensidade" e que não se entrou ainda no período epidémico, o que deve acontecer dentro de "poucos dias" ou "uma semana".

Graça Freitas alertou para a necessidade de as pessoas se protegerem do frio, salientou que este é o "período do ano de maior atividade para desenvolver fatores de risco", pelo frio, pela gripe e por outros vírus, e aconselhou a população a não procurar as urgências dos hospitais como primeira opção.

"O grande conselho que damos é que não vão diretamente à urgência. A primeira porta de entrada no sistema de saúde, nesta altura, é o SNS24, através do número 808242424", salientou Graça Freitas, lembrando que nessa linha há enfermeiros treinados para fazer a triagem e que as pessoas podem ser tratadas em casa ou nos Centros de Saúde.

Graça Freitas aconselhou também as pessoas a não tomarem antibióticos por iniciativa própria, porque não são eficientes em doenças que são virais, a protegerem-se do frio e a hidratarem-se.

 

1 / 0
ArtSofá 250x250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.