museu-bernardino-machado-arranca-hoje-com-novo-ciclo-de-conferencias

Notícias

Museu Bernardino Machado arranca hoje com novo ciclo de conferências

2 min. 25.01.2019

O Museu Bernardino Machado prepara-se para abordar, ao longo de 2019, a questão das “Relações Portugal – Brasil na I República (1910-1926)”.

Neste âmbito, estão já agendadas nove conferências com a participação de investigadores e académicos especialistas na temática. Os encontros, de entrada livre, vão decorrer nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, setembro, outubro e novembro, habitualmente às sextas-feiras, pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado.

A primeira conferência acontece já esta sexta-feira, dia 25, com a participação do professor catedrático Paulo Ferreira da Cunha, que irá abordar o tema da “Lei fundamental brasileira e a Constituição Portuguesa de 1911”.

Para além das conferências, a temática das relações Portugal – Brasil vai também alicerçar a próxima edição do colóquio dos Encontros de Outono, em finais de 2019.

Em fevereiro, a conferência será sobre “A I República Portuguesa no Brasil: do 5 de outubro ao 28 de maio de 1926”. A oradora convidada será Heloísa Paulo. Em março debate-se o “Luso-brasileirismo – algumas referências de um movimento cultural”, com Jorge Alves. “Encontros e Desencontros luso-brasileiros no primeiro quartel do século XX” é o tema da conferência de abril, com Arnaldo Saraiva e em maio debate-se “O projeto cultural luso-brasileiro da revista Atlântida”, com Luís Crespo de Andrade. “Carlos Malheiro Dias e a ideia de um mar atlântico”, com Teresa Nunes é o tema da conferência agendada para junho. Os debates regressam depois em setembro com “A viagem aérea ao Brasil de Gago Coutinho e Sacadura Cabral”, com o Coronel Luís Alves de Fraga. “Veiga Simões e os interesses de Portugal na Amazónia” será o tema do debate programado para outubro e, finalmente, em novembro debate-se “A viagem Presidencial de António José de Almeida ao Brasil (1922)”, com Luís Reis Torgal.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.