paulo-cunha-defende-alteracao-na-eleicao-dos-deputados-para-ar

Notícias

Paulo Cunha defende alteração na eleição dos deputados para AR

2 min. 13.02.2019

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão defende outro modelo de eleição dos deputados para a Assembleia da República (AR).

Paulo Cunha defende que os eleitores devem podem escolher diretamente o deputado que querem que os represente na AR, alterando-se o atual modelo.

Na passada segunda-feira, à margem da inauguração da exposição “Assembleia da República: Imagens do Parlamentarismo”, que decorreu no Museu Bernardino Machado, questionado se Famalicão está bem representado na AR, o autarca assumiu ser difícil para si responder a essa questão. Mas aproveitou a ocasião para deixar claro que o atual modelo de eleição no o agrada.

"As pessoas elegem os deputados, mas não os escolhem", sustentou Paulo Cunha para quem a forma de eleição dos deputados devia evoluir, para que as pessoas pudessem, de facto, escolher quem são os seus deputados. “As pessoas elegem os deputados em função de listas, que são predefinidas e apresentadas, ou seja, não só não escolhem as pessoas para as listas, como não escolhem a colocação das pessoas nas listas", explicou o autarca exemplificando: "Pode acontecer que as pessoas prefiram um deputado que está na posição 11 ou 12, mas vai eleger o que está na posição 1, 2 ou 3, que pode nem conhecer, não simpatizar ou não se rever no trabalho dele".

O edil famalicense defende, assim, uma evolução no processo legislativo por forma a que as pessoas pudessem ter uma influência maior na escolha que fazem. "Quem apresenta a lista apresenta-a, por exemplo, por ordem alfabética e, depois, cada eleitor vai dar o seu voto a uma pessoa dessa lista, ou seja, escolhe o seu deputado", defende Paulo Cunha, para quem essa escolha vai permitir aproximar as pessoas da política, “que me parece vital para que haja mais participação e, sobretudo, possamos combater eficazmente a abstenção", explicou.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.