esta-sexta-feira-e-dia-de-greve-na-funcao-publica

Notícias

Esta sexta-feira é dia de greve na função pública

1 min. 15.02.2019

A greve dos funcionários públicos deverá ter esta sexta-feira uma elevada adesão, com um impacto mais visível nos sectores da saúde, educação, finanças e autarquias. A paralisação, de alcance nacional, pode levar ao encerramento de escolas e deixar lixo por recolher, segundo as estruturas sindicais.

Na base do protesto, que envolve sindicatos da CGTP e da UGT, está o facto de o Governo prolongar o congelamento salarial por mais um ano, limitando-se a aumentar o nível remuneratório mais baixo da Administração Pública, de 580 para 635,07 euros, na sequência do aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros.

A paralisação começou por ser marcada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, afeta à CGTP, há cerca de um mês, na expectativa de que o Governo ainda apresentasse uma proposta de aumentos generalizados para a Função Pública, o que não veio a concretizar-se. 

A Federação Sindical da Administração Pública (FESAP) e a Federação Nacional da Educação (FNE), filiadas na UGT, marcaram dias depois greve para a mesma data, pelos mesmos motivos.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.