pessoal-nao-docente-continua-em-greve-mais-escolas-devem-fechar

Notícias

Pessoal não docente continua em greve. Mais escolas devem fechar.

1 min. 22.03.2019

E hoje continua a greve do pessoal não docente e prevê-se que mais escolas encerrem.

Já ontem estiveram quase 500 escolas do ensino básico ao secundário encerraram devido à greve do pessoal não docente, segundo um balanço da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FSTFPS).

Os funcionários das escolas iniciariam ontem uma greve, que termina hoje, para reivindicar aumentos salariais, integração nos quadros e a criação de uma carreira específica.

Artur Sequeira, coordenador da FSTFPS, em conferência de imprensa em fevereiro, quando foi anunciada a greve, responsabilizou o Ministério da Educação por "todos os entraves que possam ser criados às famílias e às crianças", alegando que passada quase uma legislatura, a tutela "continua sem dar resposta" a problemas que afetam o funcionamento das escolas e que "põem em causa os direitos elementares dos trabalhadores".

Os sindicatos exigem a abertura de concurso para, "no mínimo", 3.067 trabalhadores, garantindo a entrada de 1.067 novos e de 2.500 que já estão em funções.

Dizem ainda que a portaria que define os rácios de funcionários por escola está a ser cumprida com recurso a "tempos parciais".

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.