autarcas-do-norte-apresentam-memorando-pela-regionalizacao

Notícias

Autarcas do Norte apresentam memorando pela regionalização

1 min. 31.03.2019

Cerca de 100 personalidades representativas de várias entidades do norte propuseram, ontem, a todos os partidos políticos com assento parlamentar que, nos programas a submeter a sufrágio em outubro, promovam a implementação da regionalização na próxima legislatura. A ideia foi apresentada numa reunião que teve lugar em Bragança e na qual estiveram vários presidentes de Câmara, entre os quais de Famalicão, bem como representantes de universidades, associações comerciais e industriais, centros tecnológicos e representantes das comunidades intermunicipais do Alto Minho, Alto Tâmega, Ave, Cávado, Douro, Tâmega e Sousa e Terras de Trás-os-Montes e da Área Metropolitana do Porto.

Segundo o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, os participantes na reunião assinaram um memorando de entendimento em que propõem que na próxima legislatura seja convocado um referendo nacional para que os portugueses se voltem a pronunciar sobre a implementação de regiões administrativas.

"Defendemos a regionalização e o instrumento para lá chegar é o referendo", disse Paulo Cunha à Lusa.

O autarca de Famalicão acrescentou que o objetivo é que este memorando funcione como "um ponto de ignição e um guião orientador" para a abertura do debate junto da sociedade civil portuguesa para a implementação da regionalização.

Refira-se que a reunião foi promovida na sequência do encontro que Paulo Cunha promoveu em fevereiro com os presidentes das câmaras de capitais de distrito do Norte e da Grande Área Metropolitana do Porto e com representantes das sete comunidades intermunicipais do norte.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.