obras-nas-escolas-de-conde-s-cosme-e-riba-dave-concluidas

Notícias

Obras nas escolas de Conde S. Cosme e Riba d’Ave concluídas

2 min. 12.04.2019

O terceiro período vai começar em festa nas escolas básicas do 1º ciclo de Conde S. Cosme e de Riba de Ave, em Famalicão. Cerca de 400 crianças vão inaugurar as “novas” escolas depois de obras profundas de reabilitação e ampliação.

Os portões da Escola Conde S. Cosme, também conhecida como Sede n.º 1, localizada na cidade, vão abrir-se a seguir à Páscoa e vão dar a conhecer uma escola totalmente remodelada e modernizada. Com um investimento superior a 800 mil euros, a intervenção implicou a ampliação do edifício, com construção de refeitório, biblioteca, sala de professores e recreio coberto. Foram ainda executados arranjos exteriores, com a construção de um campo desportivo com relva sintética.

Em Riba d’Ave, as obras implicaram um investimento superior a 500 mil euros e para além da reabilitação total do edifício, a ampliação implicou a criação de mais duas salas, passando para oito, foi ainda construída uma sala de apoio, biblioteca, sala de professores e recreio coberto. Os arranjos exteriores contemplaram também um espaço desportivo com relva sintética. Os dois projetos foram cofinanciados pelo NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Ambos os edifícios fazem parte do plano centenário, isto é, do conjunto de escolas construídas durante o regime salazarista. “Com estas obras, estamos a manter viva a história da educação em Portugal, reabilitando os edifícios criando escolas amplas, modernas e de grande qualidade que privilegiam a entrada de luz natural e com grandes espaços de recreio. São edifícios com todas as condições educativas para que o ensino cumpra as suas funções”, afirmou a propósito o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.