proprietarios-de-sucata-do-norte-reunem-se-hoje-em-famalicao

Notícias

Proprietários de sucata do Norte reúnem-se hoje em Famalicão

1 min. 09.02.2018

Operadores de gestão de resíduos da região norte reúnem-se hoje em Famalicão para protestar contra o novo sistema eletrónico de registo de guias de acompanhamento de resíduos: o e-Gar.

Em causa está, segundo os proprietários das sucatas, o impedimento dos particulares venderem os seus resíduos sem estarem coletados.

Ora, os particulares representam 80% dos resíduos que são entregues nas sucatas e os empresários do setor dizem que é o fim desta atividade.

O e-Gar passou a ser obrigatório desde 1 de janeiro deste ano e um mês depois, os Operadores de Gestão de Resíduos dizem que já sentem na pele os efeitos negativos da portaria.

Os operadores de resíduos exigem assim um regime de isenção nas mesmas condições que os municípios e as entidades gestoras de fluxos específicos

O encontro contará ainda com a presenta da presidente da APOGER - Associação Portuguesa de Operadores de Gestão de Resíduos e Recicladores, que já alertou o governo para esta matéria, mas sem resposta.

Para o próximo dia 15 de fevereiro estão marcadas manifestações para Lisboa e Porto. Aliás, o encontro de hoje à noite, em Famalicão, servirá precisamente para preparar essa jornada de luta dos operadores de resíduos.

1 / 0
Opinião Pública - 250
À conversa com... Quim
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.