locomotiva-andorinha-vai-ser-restaurada

Notícias

Locomotiva “Andorinha” vai ser restaurada

1 min. 14.05.2019

A mais antiga locomotiva portuguesa a vapor, que integra o espólio do Museu Nacional Ferroviário e que se encontra em Famalicão, vai ser alvo de uma intervenção profunda de restauro, estando assim assegurada a salvaguarda deste importante património nacional.

A locomotiva parqueada em Nine desde o ano de 2002, altura em que foi retirada da antiga secção museológica de Braga, onde esteve guardada desde 1977, vai viajar até às instalações do Museu Nacional Ferroviário, onde irá beneficiar de um processo de recuperação e restauro, num processo coordenado pela Fundação do Museu Nacional Ferroviário.

Para isso, a Fundação do Museu Nacional Ferroviário, a Câmara de Famalicão e a Junta de Freguesia de Nine acordaram uma posição conjunta.

Antes disso, porém, a “Andorinha” irá integrar a “Automobilia”, um evento nacional que decorre em Aveiro, de 17 a 19 de maio, e que se destaca pela promoção, divulgação e preservação histórica dos meios de transporte. A presença da locomotiva na exposição surge no âmbito do processo da sua deslocalização até ao Entroncamento.

Entretanto, ficou já acordado que após o restauro, a "Andorinha" regressará a Famalicão, ficando guardada e exposta para visita no Museu Ferroviário de Lousado, num novo espaço a ser criado e com temática também alusiva à freguesia de Nine.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.