antoninas-trazem-sete-dias-de-festa-a-famalicao

Notícias

Antoninas trazem sete dias de festa a Famalicão

2 min. 21.05.2019

Miguel Araújo e David Fonseca são as grandes atrações musicais das Festas Antoninas de Famalicão, que decorrem de 7 a 13 de junho, com cerca de meia centena de iniciativas.

São sete dias intensos de festa, em que os concertos de entrada livre são um dos atrativos mais fortes da programação: David Fonseca atua a 9 de junho e Miguel Araújo a 11, na Praça D. Maria II.

As Marchas Antoninas que saem à rua, na noite do dia 12, são o momento mais emblemático das festas, numa saudável competição entre associações e freguesias do concelho. Este ano, há uma novidade a abrir o grandioso desfile com a exibição da marcha vencedora no cortejo das marchas infantis. É uma forma de envolvermos as novas gerações num dos eventos mais tradicionais das Antoninas, assegurando desde já a sua vitalidade e preservação”, afirma o presidente da Câmara Paulo Cunha.

Na tarde do dia 13, a procissão em honra de Santo António percorre as principais ruas da cidade, num momento de grande religiosidade e emoção. Antes disso, pela manhã realiza-se na Capela a Missa e a distribuição do Pão, cumprindo-se uma tradição secular.

O desporto conquista cada vez um lugar de importância nas festas. Este ano, contam-se mais de uma dezena de atividades desportivas, com destaque o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, para a Caminhada Camiliana e a Descida Mais Louca,

Referência ainda para o folclore com o desfile etnográfico, os bombos com o Tocá Bombar, o Encontro dos Grupos de Cavaquinhos, e o desfile de fanfarras.

Aos mais pequenos cabe a honra de abrir as festividades, com toda a ternura e a criatividade das Marchas Infantis. As crianças desfilam pela cidade, na sexta-feira, 7 de junho.

O programa completo pode ser consultado em www.famalicao.pt

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.