ren-investe-dez-milhoes-em-novo-data-center-de-riba-de-ave

Notícias

REN investe dez milhões em novo data center de Riba de Ave

2 min. 19.02.2018

A gestora da rede elétrica inaugurou esta manhã um novo data center que tem como clientes a NOS e a EDP e permitirá “reforçar a Rede de Telecomunicações de Segurança” do país.

A REN, a empresa que tem a concessão das redes de transporte energético em Portugal, inaugurou esta sexta-feira, na área da subestação elétrica de Riba d’Ave, na freguesia de Oliveira Santa Maria, um novo data center que permitirá “reforçar significativamente a segurança da Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS) e dos demais sistemas de informação críticos da Rede Nacional de Transporte” energético.

A nova infraestrutura, que segundo o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, presente na cerimónia de inauguração, representou um investimento de dez milhões de euros, terá como utilizadores, além da REN, também a EDP e a NOS, que são clientes da Rentelecom, a operadora grossista de redes de telecomunicações do grupo REN.

Segundo a empresa liderada por Rodrigo Costa, o novo centro de alojamento de dados ocupa uma área de cerca de 5000 m² e inclui 1200m² de salas técnicas “destinadas a alojar os equipamentos onde residirão os mais diversos e críticos sistemas de informação e telecomunicações do país”.

Cada uma das três empresas que irá utilizar o data center, “que será neutral do ponto de vista de operadores de comunicações”, terá espaços técnicos separados e isolados, assinala a REN, que descreve o projeto como uma “infraestrutura de referência e excelência tecnológica” no país.

O desenho conceptual da instalação foi sujeito à revisão pelo Uptime Institute, que é, segundo a REN, a entidade internacional que “confere e certifica o nível de resiliência e elevada eficiência energética deste tipo de instalações”.

Depois de estar construído, foi sujeito a “rigorosas provas de comissionamento e ensaios destinadas a comprovar o seu nível de resiliência a falhas”. Como resultado, obteve a certificação Tier III do Uptime Institute.

Foto: Empresas Hoje

Porminho - 250
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica
Pub - Cristina - 250-2
ASCouto - 250
Zoom Out - 250

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.