famalicao-celebra-centenario-da-batalha-de-la-lys

Notícias

Famalicão celebra centenário da Batalha de La Lys

1 min. 26.02.2018

A 9 de abril de 1918, mais de um milhar de portugueses perdeu a vida na Batalha de La Lys, durante a Primeira Guerra Mundial.

Cem anos depois, a Câmara Municipal de Famalicão pretende homenagear os mais de 500 soldados, cabos, sargentos e oficiais famalicenses que participaram neste combate, considerado um dos maiores desastres militares da História de Portugal.

As comemorações decorrerão no dia 9 de abril e terão como ponto alto a inauguração da exposição “A I Grande Guerra e a sua repercussão em Famalicão”, para a qual a autarquia famalicense espera contar com a colaboração de familiares e amigos dos expedicionários naturais do concelho, desafiando-os a ceder, a título de empréstimo, fotografias, cartas, uniformes, entre outros objetos pessoais dos ex-combatentes, para que venham a integrar a mostra.

Os objetos deverão ser entregues até dia 23 de março, no Museu Bernardino Machado, local que acolherá a exposição. Entretanto, a Câmara Municipal já disponibilizou para consulta online, em www.vilanovadefamalicao.org, o nome dos mais de 50 expedicionários famalicenses que combateram na Batalha.

Para o dia 9 de abril está também agendada uma Guarda de Honra com militares do regimento de Braga, na Praça 9 de Abril, espaço central da cidade, que conta com um monumento de homenagem aos mortos na I Grande Guerra Mundial. Segue-se depois a celebração de uma missa em honra dos ex-combatentes, na Antiga Igreja Matriz.

1 / 0
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.