famalicao-recordou-os-100-anos-da-batalha-de-la-lys

Notícias

Famalicão recordou os 100 anos da Batalha de La Lys

1 min. 09.04.2018

 

Famalicão recordou os 100 anos da Batalha de La Lys

 

 

A Câmara de Famalicão assinalou esta segunda-feira, dia 9 de abril, o centenário da Batalha de La Lys, com uma cerimónia na Praça 9 de Abril.

Cem anos passados, a autarquia homenageou os mais de quinhentos soldados, cabos, sargentos e oficiais famalicenses que participaram neste combate, que decorreu a 9 de abril de 1918, durante a Primeira Guerra Mundial. Terão tombado mais de uma dezena de soldados famalicenses, neste que foi considerado um dos maiores desastres militares da história de Portugal.

Em Famalicão, um dos momentos das comemorações foi o descerramento de uma lápide comemorativa no monumento “Aos Mortos da Grande Guerra”, localizado na Praça 9 de Abril.

Para Leonel Rocha, o vereador da Cultura na Câmara Municipal, neste centenário apresentam-se duas palavras de ordem: memória e gratidão.

Depois, no Museu Bernardino Machado foi inaugurada a exposição “A I Grande Guerra e a sua repercussão em Famalicão” e apresentado o “Dicionário dos expedicionários famalicenses”, obra que desvenda os nomes dos famalicenses que combateram em La Lys.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Norte2020 - 250
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.