famalicao-integra-programa-europeu-para-a-cooperacao-em-rede

Notícias

Famalicão integra programa europeu para a cooperação em rede

2 min. 27.04.2018

Famalicão está entre as cinco cidades de Portugal e as 75 da Europa que foram inseridas no programa europeu “Urbact” que promove a cooperação, aprendizagem e a troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

No total, são 25 redes desenvolvidas no espaço europeu, cada uma composta por 3 cidades, que interagem entre si à volta de uma reconhecida boa prática europeia.

Famalicão integra a rede “Making Spend Matter” com Preston, de Inglaterra, e com Pamplona, de Espanha. Esta rede procura quantificar e orientar o impacto das compras e aquisições efetuadas pelas grandes instituições (públicas e privadas) para benefício económico, social e ambiental, para a economia local e para os seus cidadãos.

Na prática Famalicão vai testar a boa prática de Preston que, em conjunto com várias instituições locais, iniciou em 2013 este projeto que identificará como os seus recursos financeiros podem ser aproveitados de uma forma mais eficaz.

Em nota à imprensa, o presidente da Câmara Municipal Paulo Cunha fala numa “abertura do município à partilha de experiências e à aprendizagem e crescimento coletivo à escala europeia”, considerando que “as cidades e regiões da Europa têm tudo a ganhar com o estreitarem relações de cooperação institucional”.

A primeira reunião de trabalho, que formaliza o arranque do projeto, irá decorrer em Pamplona no próximo dia 9 de maio. O processo desenvolve-se em duas fases. A primeira decorre durante cerca de 6 meses e inclui a conceção do Plano de Ação da Rede de Transferência. Na segunda fase, com duração de cerca de um ano, proceder-se-á à implementação do plano de ação em cada uma das cidades.

Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.