famalicao-podera-ser-a-capital-do-cinema-jovem-em-portugal

Notícias

Famalicão poderá ser a capital do cinema jovem em Portugal

1 min. 06.05.2018

Famalicão poderá ser a capital do cinema jovem em Portugal. Este foi um desejo manifestado, este sábado à noite, na apresentação de mais uma edição do Ymotion, o Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

Na iniciativa, que decorreu no Museu Bernardino Machado, marcaram presença vários atores, como Tiago Teotónio Pereira, José Mata, Joana de Verona, Miguel Costa, Isabel Figueira, entre outros.

Este festival volta a distinguir as melhores curtas metragens produzidas por jovens portugueses entre os 12 e os 35 anos, que deverão ser apresentadas até outubro.

Sobre esta nova edição do Ymotion refira-se que há alterações nas categorias a concurso e um reforço no valor dos prémios atribuídos.  Por exemplo, o “Grande Prémio Joaquim de Almeida” tem este ano um valor de 2500 euros (em vez de 1000), mas há mais galardões para atribuir.

Rui Pedro Tendinha, crítico de cinema, e comissário do Ymotion, entende que este festival ajuda os jovens portugueses a fazer cinema. Considera ainda que o cinema português – que tem tido grande projeção no estrangeiro – deve ser acarinhado pelo público nacional.

Também a vereadora da Juventude do município famalicense, Sofia Fernandes, assumou o compromisso de continuar a apostar no cinema feito por jovens.

Foi também revelado que, este ano, a homenageada do Ymotion 2018 será a atriz Lúcia Moniz.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.