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Portugueses precisam de mais potássio

2 min. 12.05.2018

A Direção-Geral de Saúde (DGS) lançou, esta semana, um manual sobre a “A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial”, numa altura em que mais de um em cada três portugueses adultos sofrem de hipertensão.

O documento sublinha que o potássio “é um mineral essencial na regulação da pressão arterial, mas frequentemente esquecido, tanto por profissionais de saúde como pela população em geral”.

O diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Pedro Graça, recorda que nos últimos anos tem-se apostado muito no combate ao excesso de sódio na alimentação dos portugueses (somos dos que ingerem mais sal no dia-a-dia), mas há ainda a questão da hipertensão: além de menos sal na comida, é preciso ingerir mais potássio, num objetivo que tenta ser atingido com este manual que dá conselhos práticos. No fundo, ingerir potássio ajuda a compensar o excesso de sal.

Há alimentos nos quais podemos encontrar mais potássio, como nas leguminosas, hortícolas, fruta (como banana, kiwi, nêsperas), cereais integrais, tubérculos e frutos oleaginosos (amêndoas, pinhões, nozes, entre outros). Mas, avisa-se, para os que não são consumidos crus são precisos métodos de confeção que conservem a água de cozedura. Deve-se ainda diminuir a quantidade desta água e também de sal adicionado, de forma a minimizar as perdas de potássio. Também se deve preferir o uso de ervas aromáticas ao sal e apostar nos estufados.

Para se obter uma refeição com um adequado rácio de sódio/potássio, aconselha-se, além da sopa, que se inclua hortícolas como um dos acompanhamentos e se termine a refeição com fruta.

 

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