be-questiona-retirada-de-azulejos-da-casa-de-sousa-fernandes

Notícias

BE questiona retirada de azulejos da Casa de Sousa Fernandes

1 min. 15.05.2018

O Bloco de Esquerda (BE) de Famalicão insurgiu-se, esta semana, contra a retirada dos azulejos da Casa do Senador Sousa Fernandes, imóvel municipal localizado na Rua Adriano Pinto Basto, em pleno centro da cidade.

Em comunicado, o BE questiona as razões que levaram a essa ação por parte da Câmara Municipal, considerando que se trata de um ato de “destruição do património cultural arquitetónico”. “O revestimento a azulejo 2x2 branco e azul, de motivos geométricos, típico da arquitetura citadina oitocentista, desapareceu na tarde desta sexta feira, dia 11”, alertam os bloquistas, afirmando que “um piscar de olhos tornou-se cinzenta a fachada mais azul da cidade”.

A Câmara Municipal, numa nota de esclarecimento, justifica a medida com questões se segurança e garante que os azulejos vão ser recolocados. “Na sequência da queda de alguns azulejos para a via pública e de uma vistoria técnica realizada ao local, foi decidida a retirada dos azulejos por motivos de segurança. Os azulejos foram guardados para posterior recolocação, aquando da intervenção de reabilitação que vier a ser realizada”, explica.

Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250
Porminho - 250

Diário

opiniao-publica
Pub - Cristina - 250-2
ASCouto - 250
Zoom Out - 250

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.