centi-mostra-como-nanotecnologia-esta-presente-no-quotidiano

Notícias

CeNTI mostra como nanotecnologia está presente no quotidiano

1 min. 21.05.2018

Flores que desabrocham de forma tecnológica, tecidos que repelem líquidos ou instrumentos musicais que reagem a estímulos dos utilizadores são apenas alguns exemplos de como a nanotecnologia já está presente em situações do quotidiano e que o CeNTI, com sede em Famalicão, vai mostrar a todos os que vão passar pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, entre hoje e o próximo domingo, dia 27.

Esta iniciativa visa permitir aos visitantes a possibilidade de explorarem a aplicação da nanotecnologia assimilada em diversos objetos do dia-a-dia e testarem ambientes de interações integradas. Para além disso, pretende mostrar como a região Norte do País e o seu tecido empresarial estão na liderança na utilização da nanotecnologia na criação de novos produtos e soluções com elevado potencial tecnológico e de inovação.

Os transeuntes do aeroporto vão ainda poder interagir com uma plataforma de ambiente interativo e fazer um percurso com materiais interativos, que incorporam luzes e som, além de um módulo de aquecimento que gere a perceção de temperatura através do tato.

O objetivo do CeNTI, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, que concebeu e produziu estes demonstradores, é criar uma relação de familiaridade e partilha de conhecimento, demonstrando ao público diversas utilidades destes projetos. Além destes demonstradores, estarão disponíveis explicações detalhadas sobre cada projeto, bem como um quiosque interativo, que reúne toda a informação da exposição.

Tags

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
À conversa com... Quim
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.