famalicao-contribui-para-carta-europeia-do-trabalho-com-jovens-locais

Notícias

Famalicão contribui para carta europeia do trabalho com jovens locais

2 min. 22.05.2018

Mais de duas dezenas de representantes municipais com encargos na área da Juventude nas autarquias da região Norte participaram, na passada segunda-feira, no seminário regional de auscultação para a criação da “Carta Europeia do trabalho com jovens a nível local”, que decorreu na Casa da Juventude, Famalicão.

A iniciativa, promovida pelos municípios de Famalicão e Braga, contou com as presenças do diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Luís Alves, e do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que abriram a sessão.

Luís Alves destacou a importância desta ação enquanto “processo de auscultação para a elaboração da carta europeia do trabalho com jovens a nível local, no âmbito do projeto europeu “Europe Goes Local”, frisando o papel das autarquias no processo. “As autarquias são parceiros privilegiados na construção de políticas de juventude que tragam respostas reais a necessidades concretas”, disse.

Luís Alves realçou ainda a importância do projeto Europe Goes Local cujo propósito é elevar a qualidade do trabalho juvenil local, nomeadamente através do reforço da cooperação entre os atores que atuam a nível municipal. “Trata-se da maior e mais ampla parceria europeia que envolve cerca de 200 membros que representam 120 municípios nos países participantes, reunindo 21 agências nacionais”, acrescentou.

Já para o edil famalicense, “as políticas municipais da juventude têm influenciado e contribuído para a elaboração de políticas nacionais e europeias de grande importância”. Com esta iniciativa, denota-se que “a União Europeia tem essa perceção e valoriza a relação de proximidade e de confiança que os municípios têm com os jovens”.

O autarca exemplificou a ideia com o trabalho desenvolvido no município de Famalicão com a juventude. “Em Famalicão, temos conseguido criar estruturas que dão respostas às exigências atuais dos nossos jovens”, rematou.

1 / 0
À conversa com... Quim
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.