jovem-famalicense-ganha-o-minho-young-chef-awards

Notícias

Jovem famalicense ganha o Minho Young Chef Awards

2 min. 26.05.2018

A jovem famalicense, de 17 anos, Beatriz Costa foi a grande vencedora do Minho Young Chef Awards, evento de gastronomia que juntou estudantes de hotelaria da região minhota para a mostrar os melhores pratos minhotos.

Um arroz de tacho cozido numa mistura de água, entrecosto estufado e vinho tinto foi o prato escolhido pelo júri. Beatriz Costa apresentou o famoso arroz de vinha d'alhos e ganhou o primeiro lugar da competição, que teve lugar ontem, na AESAcademy, em Famalicão.

A jovem estudante da Didaxis de Vale S. Cosme, inspirou-se na avó e nas noites de fado em sua casa para esta receita. “É uma homenagem”, explica. A aposta em ingredientes da época e da região, como feijões tarrestres produzidos em Arcos de Valdevez, foi decisiva para eleição da jovem. “É um prato verdadeiramente minhoto, cheio de sabor e carácter”, explicou Renato Cunha, o Embaixador do Minho Young Chef Awards(MYCA). O conhecido cozinheiro, também famalicense, foi um dos membros dos júris que avaliou os seis pratos que os 11 participantes executaram.

A escolha do primeiro lugar não foi fácil, mas o júri conclui que o prato da concorrente do Didaxis foi diferenciador. “As outras opções eram também muito boas, mas consideramos que a coragem da Beatriz em escolher estes ingredientes e os combinou, espelham a gastronomia da região lá fora”, afirmou Renato Cunha. “É um misto de emoções que nem consigo explicar. Estou tão feliz e realizada por este prémio”, conta a jovem concorrente.

Nos últimos seis dias, Beatriz Costa treinou todos os dias o prato para que na final saísse na perfeição. “Estou a jantar arroz de vinha d'alhos todos os dias”, afirmou. 

Agora, Beatriz Costa irá representar o Minho no European Young Award, em Galway, na Irlanda em novembro. “Quero mostrar como o Minho tem bons pratos. Representar Portugal lá fora é um sonho. Estou muito feliz”, acrescentou a jovem chefe.

“Vamos trabalhar a proposta da Beatriz, continuar a treinar para evoluir e deslumbrar o júri na Irlanda. Temos grandes hipóteses”, considerou Renato Cunha.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.