camara-vai-gastar-15-milhoes-de-euros-em-transportes-escolares

Notícias

Câmara vai gastar 1,5 milhões de euros em transportes escolares

2 min. 26.05.2018

A Câmara Municipal de Famalicão aprovou, esta semana, o plano de transporte escolar para o próximo ano letivo, embora com algumas indefinições relativamente à situação dos alunos que vão sair das escolas que tinham contratos de associação com o Estado.

No ano letivo 2018/2019 a autarquia prevê gastar mais de 1 milhão e meio de euros com o transporte escolar dos alunos no concelho, desde o 1º ciclo ao ensino secundário.

O plano não está totalmente fechado, porque subsistem algumas questões em aberto, sobretudo relativamente aos alunos que vão ter que deixar as escolas de Riba d’Ave, por força do fim dos contratos de associação que os estabelecimentos de ensino – neste caso a Didáxis e o Externato Delfim Ferreira – tinham com o Estado.

“No caso do 2º e 3º ciclos, a Escola de Pedome, que é a escola de referência, não tem capacidade para acolher todos os alunos, o que obrigará a haja ou contentores ou horários duplos”, explica o vereador da Educação, Leonel Rocha, ressalvando que essa decisão cabe ao Ministério ad Educação, que até hoje “ainda não informou a Câmara Municipal”. “De qualquer forma, apesar de não sabermos ainda como vai ser resolvido esse problema, estamos a planear como se fossem para a Escola de Pedome”, acrescenta.

Já no que diz respeito ao Ensino Secundário, os estudantes da zona de Riba d’Ave irão para a escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, “embora, pela experiência do último ano letivo, muitos deles optem por ir para escolas do concelho vizinho de Santo Tirso”, refere Leonel Rocha, sendo que neste caso não há comparticipação da autarquia no transporte.

O responsável pela Educação do Município garante que, pela parte da autarquia, “tudo está a ser feito para que haja o menos de perturbação possível para os estudantes e suas famílias”, mas confessa que “nestas circunstâncias é sempre muito mais complicado”.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
À conversa com... Quim
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.