famalicao-vai-avancar-com-recolha-seletiva-porta-a-porta

Notícias

Famalicão vai avançar com recolha seletiva porta-a-porta

2 min. 05.06.2018

O município de Famalicão vai avançar em breve com um projeto piloto de recolha seletiva porta-a-porta com o objetivo de aumentar significativamente a quantidade dos resíduos enviados para reciclagem no concelho. A novidade foi avançada, esta terça-feira, Dia Mundial do Ambiente, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, durante uma ação de sensibilização promovida pela Resinorte a duas turmas de alunos da Escola Júlio Brandão, na Praça D. Maria II.

“Acreditamos e os estudos confirmam que através do sistema de recolha porta a porta, os cidadãos estão mais recetivos, colaborando mais e responsabilizando-se mais com o ambiente, melhorando a eficiência da reciclagem”, adiantou Paulo Cunha, afirmando que “a autarquia está empenhada em consciencializar os cidadãos para a necessidade de reciclar cada vez mais”.

Neste sentido, o autarca anunciou ainda a colocação de mais de centena e meia de ecopontos no concelho de forma “a reforçar esta aposta na reciclagem”.

O projeto piloto da recolha porta a porta irá arrancar na vila de Riba de Ave, a partir do mês de setembro, com a recolha aos três fluxos dos ecopontos (papel, embalagens e vidro), nas habitações, em dias da semana e com horários pré-definidos. Prevê-se que depois seja alargado a outros núcleos do concelho, podendo ainda a recolha ser estendida aos resíduos urbanos biodegradáveis.

Por sua vez, os ecopontos começam a ser distribuídos durante este mês de junho, com cerca de duas dezenas a serem colocados na cidade e os restantes a serem distribuídos pelas freguesias.

Entretanto, a autarquia tem já em funcionamento o projeto de recolha escola a escola abrangendo 93 escolas públicas.

De acordo, com os dados fornecidos pela Resinorte que é a entidade responsável pelo tratamento e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos em Famalicão, cada famalicense recolheu, em 2017, cerca de 53 quilos de resíduos, através dos ecopontos.

Porminho - 250
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica
Pub - Cristina - 250-2
ASCouto - 250
Zoom Out - 250

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.